segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Programa de Leitura Além das Letras

      É um programa de leitura desenvolvido pela prefeitura de Contagem que se propõe a contribuir com a política de leitura da cidade, em especial no que se refere à formação de leitores.
        O programa é constituído por três eixos a partir dos quais se agrupam várias linhas de ação.
         O primeiro eixo, do acervo conta com: distribuição de livros aos estudantes no kit escolar; ampliação dos acervos das bibliotecas e garantia do repasse de verbas para aquisição de livros nas Escolas Municipais.
            Fazem parte do segundo eixo, processo contínuo de formação de sujeitos leitores: oferta de cursos de formação para bibliotecários, auxiliares de biblioteca e outros educadores e acompanhamento das bibliotecas escolares.
            No terceiro eixo, políticas que promovam práticas leitoras, encontram-se: o circuito literário; o prêmio contagem literária; a mostra literária e a revista Contagem literária.

Circuito Literário
           O Circuito envolve atividades diversas: bate-papo com autores, contação de histórias, oficinas, discussões associadas a obras literárias, banquete de ideias, peças teatrais, palestras, apresentações musicais, entre outros.
        Todos os estudantes, educadores e integrantes da comunidade escolar podem participar.
       A ideia de realizar um Circuito Literário em Contagem surgiu da necessidade de um trabalho efetivo, nas escolas, de divulgação e leitura dos livros entregues aos estudantes da Rede Municipal no Kit Escolar.
            Em 2011, ano de festa para o Município de Contagem pelos 100 anos de sua Emancipação Política, o VI Circuito Literário foi realizado de 19 de abril a 15 de setembro.
           
Bate-papo com o autor
            João Marcos esteve na escola no dia 17 do 06  para bater um papo com os alunos do 6º ano sobre o livro: o mundo de Mendelévio e o Planeta Telúria. A professora Mariana preparou os alunos para a chegada do autor.
            Na conversa, o autor: falou sobre os personagens inspirados nele e em suas irmãs; sobre seu trabalho atual; relembrou de sua infância e de seus primeiros desenhos; e demonstrou que desenhar pode ser mais simples do que pensamos.

            João Marcos Parreira Mendonça é mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atua como professor no curso Design Gráfico da Universidade Vale do Rio Doce. É ilustrador, chargista e roteirista da Mauricio de Sousa Produções. Publica semanalmente a história em quadrinhos Mendelévio em jornais de Minas Gerais.

Bate-papo com João Marcos

Autográfos


Mostra Literária de Contagem

            Na mostra são julgados os projetos inscritos no Prêmio Contagem Literária. Além disso, os visitantes podem se inscrever para participar (e/ou assisitir): cafés-literários, palestras, oficinas, contações de histórias, peças teatrais, espetáculos de danças, entre outros trabalhos. Ocorre, ainda, nesta mostra, a Feira de Livros onde os
visitantes podem ter um contato direto com obras que poderão ser adquiridas pelos interessados.
            A mostra aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no SESC/LACES-Contagem.
            No dia 14 de setembro alguns alunos da nossa escola participaram do bate papo com o autor Jorge Fernando dos Santos. O autor falou sobre o processo criativo da escrita; sobre os desafios de escrever e publicar livros no Brasil; sobre livros escritos por ele entre outros assuntos que foram objeto de pergunta dos alunos.
             Acompanharam esta atividade os professores Denis, Érica e Haliny e a aux. de biblioteca Marina.

Visita a mostra literária

           













Bate-papo com Jorge Fernando

Bate-papo com Jorge Fernando































O Prêmio Contagem Literária tem o objetivo de estimular a produção literária por meio da apresentação de projetos de literatura originais, elaborados e desenvolvidos por educadores das Escolas Municipais de Contagem. Trata-se de uma ação que pretende fomentar o desenvolvimento de projetos de leitura nas escolas, utilizando, preferencialmente, obras que são entregues aos estudantes no kit escolar. O Prêmio, em 2011, contemplou temáticas relacionadas aos negros, por se tratar do ano internacional dos povos afrodescendentes.
 A escola concorreu ao V Prêmio Contagem Literária com o projeto desenvolvido pelos professores Andréia e Elci.
Exposição na mostra literária

Exposição de livros na Biblioteca da Escola

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário