segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Histórias em Quadrinhos

         As histórias em quadrinhos, HQs, bandas desenhadas, comics, quadrinhos, revistinhas, arte sequencial ou gibis são uma forma de arte que reúne imagens e texto com o objetivo de contar histórias.
            Os super heróis da Marvel e da DC comics, a galeria da Disney, os mangás, a turma da Mônica, dentre outros são exemplos de HQs.
            São exemplos de mangá, ou quadrinhos feitos no estilo japonês: Cavaleiros do zodíaco, Dragon Ball, Pokémon, Astro Boy, One Piece, Naruto, dentre outros.
            Os HQs “evoluíram” ao longo dos tempos: o Batman de hoje é muito diferente do desenho de 1940; a turma da Mônica e a Luluzinha tem uma versão teen. Os recursos da informática acentuam as diferenças, possibilitando acrescentar cada vez mais recursos aos desenhos.
            Outra coisa que mudou foi à popularidade, hoje, os quadrinhos perderam espaços para outras mídias como o cinema, embora estejamos vendo vários super-heróis virarem filmes que são sucesso de bilheteria.
            A leitura dos quadrinhos pode: proporcionar aprendizado das linguagens escrita e visual, veicular informações, estimular o pensamento crítico. Além de tratar-se de uma leitura prazerosa.          

HQ no Brasil
            As histórias em quadrinhos começaram no Brasil no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras.
            A influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editorial dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses. Atualmente, o estilo comics dos super-heróis americanos é o predominante, mas vem perdendo espaço para uma expansão muito rápida dos quadrinhos japoneses. Artistas brasileiros têm trabalhado com ambos os estilos.

Para ler mangá online:

Central de Mangá
Site para leitura online de mangás traduzidos para o português

Para ler a turma da Mônica online:

http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm

Alguns elementos da leitura de quadrinhos:

Localização dos balões – indica a ordem em que sucedem as falas (de cima para baixo, da direita para a esquerda).

Contorno dos balões – A forma como são criados representam a postura assumida pelos personagens, como por exemplo: em linha contínua (fala pronunciada em tom normal), linhas interrompidas (fala sussurrada), ziguezagueada (representam um grito, um personagem falando alto, ou o som de um rádio ou televisão)...

Sinais de pontuação – reforçam sentimentos, conferindo maior expressividade à voz dos personagens.

Emprego das onomatopéias – conferem movimento à história, imitando sons do ambiente, entre as quais podemos citar: crash - para uma batida; zzzz – para o sono; rrrr - para o rosnado de um cão, buuum – para uma explosão, ente outras.

Referências:

COMO usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

GRAVETT, Paul. Mangá: como o Japão reinventou os quadrinhos. São Paulo: Conrad, 2006.

PATATI, Carlos; BRAGA, Flávio. Almanaque dos quadrinhos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

Brasil Escola

Winkipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário