domingo, 23 de outubro de 2011

Literatura Infantil


A literatura é uma expressão artística que representa o mundo através da palavra. É uma linguagem que pode expressar determinada experiência humana. A literatura mistura o real e o imaginário, o dia a dia e o sonho, o possível e o impossível.
            A literatura infantil (LI) possui a mesma natureza da literatura destinada aos adultos, porém é destinada a criança.
            A LI está ligada a diversão ou ao aprendizado das crianças tendo os textos adequados as diversas etapas do desenvolvimento infanto-juvenil.

Sobre literatura infantil

Dobras da leitura
http://dobrasdaleitura.blogspot.com/

InfoEscola
http://www.infoescola.com/literatura/literatura-infantil/

Winkipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_infantojuvenil        
           
A literatura e os estágios psicológicos da criança*

            Existem “indicações” de livros para determinadas fases de idade. Essa classificação por idade depende de vários fatores: a faixa etária, o grau de conhecimento e domínio da leitura, amadurecimento afetivo, intelectual e biopsiquico da criança.

o       Pré-leitor ( dos 15 meses aos 3 anos)
  - 1ª infância (dos 15 meses aos 3 anos)
     A criança inicia o reconhecimento da realidade que a rodeia pelo contato afetivo e pelo tato. A criança passa a nomear a realidade a sua volta. Um adulto deve nomear e manipular os livros.
      Características dos livros: Devem conter gravuras, desenhos e ilustrações representando objetos, animais familiares a criança; ser impressos em material resistente e agradável ao tato.
    - 2ª infância (a partir dos 2/3anos)
            Inicia a fase egocêntrica e os interesses ludopráticos. É necessária a presença do adulto para orientar a brincadeira com o livro.
            Características dos livros: Devem ter predomínio de imagens; propor vivências do cotidiano da criança, os desenhos devem ter traços e linhas nítidas ou em massas de cor, a técnica da repetição é favorável.
            Exemplos: Coleções peixe vivo (Ática) e só imagem (Global) de Eva Furnari, Livros de pano de Paula Valéria (APEL), série um degrau de Lúcia Pimentel (Ed. do Brasil).

  • Leitor iniciante (6/7 anos)
Fase da aprendizagem da leitura. A criança inicia o processo de socialização e de racionalização da realidade. O adulto deve estimular os avanços na leitura.
Características dos livros: Predomínio da imagem, a narrativa deve ser linear (com princípio, meio e fim) e tratar de fatos simples; os personagens podem ser reais ou imaginários; os personagens devem ter traços de caráter e comportamentos nítidos; o texto deve ser estruturado com palavras de sílabas simples; as frases devem ser curtas; os enunciados devem ter ordem direta e jogar com elementos repetitivos; as histórias podem desenvolver-se no mundo real ou no da fantasia e ainda misturar os dois.
Exemplos: Série pega-pega (Paulinas), coleção hora dos sonhos de Ruth Rocha (Quinteto), histórias ao pé da letra de Hebe Coimbra (Formato), coleção primeiras histórias (FTD).

  • Leitor em processo (8/9 anos)
            A criança já domina o mecanismo da leitura. A criança apresenta atração pelos desafios e pelos questionamentos de toda natureza. O adulto deve motivar a leitura, aplainar as dificuldades e provocar atividades pós-leitura.
Características dos livros: Presença da imagem em diálogo com o texto; textos com frases simples; a narrativa deve girar em torno de uma situação central a ser resolvida até o final da história; o humor e as situações inesperadas ainda exercem uma grande atração.
Exemplos: clássicos infantis (Moderna), coleção fábulas brasileiras (Ediouro), série poemas narrativos (Moderna), coleção família problema de Babete Cole (Companhia das letrinhas).

  • Leitor fluente (10/11 anos)
Fase de consolidação do mecanismo da leitura e da compreensão do mundo expresso no livro. Desenvolve-se o pensamento hipotético dedutivo e a capacidade de abstração. Fase da pré-adolescencia. O ser é atraído pelo confronto de idéias. Fase da atração pela participação em grupos e equipes. A ação do adulto deve ser a de um desafiador.
Características dos livros: O texto começa a ter valor por si mesmo; os personagens mais atraentes são da linhagem de heróis; a linguagem tende a ser mais elaborada; os gêneros que mais interessam são os contos, crônicas e novelas de cunho aventuresco ou sentimental. Atração por mitos e lendas, deuses e heróis ou pelos argumentos realistas.
Exemplos: coleção nossa gente (FTD), picapau amarelo de Monteiro lobato; contos da mitologia (FTD), Entre a espada e a Rosa de Marina Colasanti (Salamandra).

  • Leitor crítico (a partir dos 12/13 anos)
Fase do total domínio da leitura, da linguagem e da escrita. Desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico.
Características dos livros: O convívio do leitor com o texto deve extrapolar a mera fruição do prazer ou emoção rumo à leitura racional. Algum conhecimento de teoria literária faz-se necessário.
Exemplos: Série vaga-lume (Ática), Série entre linhas e letras (Atual), Coleção polêmica (Moderna), Coleção por dentro das artes (Companhia das letrinhas).

Referência:
*COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil.São Paulo: Moderna, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário