Links

Biblioteca
  • Biblioteca Pública Luis de Bessa  
http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=4&cat=52&con=576
O link para a biblioteca esta inserido no site da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Neste site você encontra informações sobre a Secretária e suas ações, sobre museus, arquivos e bibliotecas de MG.

  • Domínio Público - Biblioteca Digital
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Portal possuidor de arquivos que já estão em domínio público em português e outras línguas.
Site da Biblioteca Nacional do Brasil.

Blog
Blog dedicado a língua portuguesa.
O blog Livros e Afins é editado por Alessandro Martins e a linha editorial enfatiza o prazer da leitura, dos livros e do mundo dos escritores e leitores.
Alessandro Martins teve formação jornalística e trabalhou em jornais de Curitiba entre 1995 e 2008. Hoje trabalha com blogs e mídias sociais exclusivamente.
Galeno Amorim é diretor do Observatório do Livro e da Leitura. Especialista em políticas públicas do livro e leitura, liderou a criação, entre 2004 e 2006, do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), dos ministérios da Cultura e da Educação, do qual foi seu primeiro coordenador.

 Cinema 

Blog das atividades da associação que reúne profissionais da crítica cinematográfica de todo o Brasil

  •  Porta Curtas - Portal de curtas ( tipo de filme pequeno) produzidos no Brasil

http://www.portacurtas.com.br/index.asp

Charge
Site de humor editado por Maurício Ricardo Quirino. Publica uma charge animada diariamente.

Dicas para sair
Site com a agenda eventos realizados em BH que tem entrada franca ou preços populares.
 
Dicas para comprar livros
A Estante Virtual foi criada com o objetivo de disponibilizar tecnologia de comércio eletrônico para a comunidade de sebos e livreiros.


Dicionário online
Fanfiction
Todas as histórias postadas no site são ficções criadas por fãs - fanfiction - de animes, seriados, filmes, livros, bandas e muito mais. Este site foi criado com o intuito de divulgar as séries originais, reunir seus fãs e proporcionar momentos de lazer através da leitura, assim como incentivar as pessoas a trabalharem seu lado criativo escrevendo suas próprias histórias. Você não paga nada para ler ou postar no site, o uso é gratuito!
Site para ler e postar fanfiction.

Escola
  • Escola do Futuro da USP
http://futuro.usp.br/portal/website.ef;jsessionid=C7E7E9B73E585D823A742F609C93019A
Mangá
Site para leitura online de mangás traduzidos para o português

Museu
Apresenta a reunião de diversos museus brasileiros que possuem visitação virtual.
Euromuse é um portal de acesso público dando informações precisas sobre grandes exposições em museus europeus.
Museu de Artes e Ofícios é um espaço cultural criado para contar a história e as relações sociais do trabalho no Brasil.
O Museu dos Brinquedos reúne educação, cultura e lazer, com objetivo de pesquisar, preservar e divulgar o patrimônio cultural lúdico da infância, fazendo-o de um instrumento de construção de identidades coletivas e de requalificação das experiências culturais, educativas e cidadãs da criança e do adulto.

Pesquisa Escolar

Conteúdo para Ensino Fundamental e Médio, Vestibular e Guerras, Canais: Artes, Biografia, Biologia, Brasil, Curiosidades, Datas Comemorativas, Carnaval, ...


Pesquisa Acadêmica
  • Portal de periódicos da Capes. http://www.periodicos.capes.gov.br Biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.
Biblioteca eletrônica. Apresenta coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. 

Prêmio

Depois do Ano Ibero-americano da Leitura comemorado em 2005, foi criado o Prêmio VIVALEITURA, com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura.

Projeto
Projeto Gutenberg oferece mais de 36 mil ebooks gratuitos para download.
A ONG - Organização Não Governamental Favela é Isso foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura da periferia.

Programa
O Programa Além das Letras nasceu do sonho da equipe do Instituto Avisa Lá de que é possível alfabetizar crianças de baixa renda para que, ao completarem o Ensino Fundamental, além de saber ler e escrever efetivamente, elas sejam capazes de entender e atribuir novos significados ao que lêem e consigam se comunicar plenamente por meio da escrita.
  • A tela e o texto
Programa voltado para a formação de leitores de telas e textos e, conseqüentemente, atuando também na formação de redatores em Língua Portuguesa.

Rede 
O Livreiro é uma rede social dedicada aos amantes da leitura e da cultura.
Rede social criada para quem ama ler.
Faça login com a sua Conta do Google para criar e gerenciar as suas estantes pessoais, compartilhar livros com amigos e ver o que eles estão lendo.

Revista
Site Governamental
  •   MEC 
http://www.mec.gov.br/ 
Informações sobre a educação no Brasil, programas e projetos, notícias, e links de interesse.
  • Ministério da Cultura (MinC)
http://www.cultura.gov.br/site/categoria/politicas/livro-e-leitura/

É um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado (em âmbito federal, estadual e municipal) e pela sociedade. A prioridade do PNLL é transformar a qualidade da capacidade leitora do Brasil e trazer a leitura para o dia-a-dia do brasileiro.

Site sobre livros
O portal Amigos do Livro foi inaugurado em 2001 e pertence ao Grupo Editorial Scortecci. Um endereço para estudo, pesquisa, divulgação e promoção do livro e do hábito da leitura.
É um projeto multilíngue mantido pela Wikimedia Foundation destinado a escrita colaborativa e a distribuição de textos didáticos como livros, apostilas e manuais. Estes livros digitais (e-books) são disponibilizados de forma aberta e gratuita, na esperança de permitir que crianças, jovens e adultos buscando o conhecimento tenham acesso a materiais de qualidade escritos em língua portuguesa.
Para leitores que tem dificuldade em encontrar livros e obras raras de acordo com o seu interesse, o Bicho do livro é a primeira plataforma de distribuição de livros digitais brasileira, que, de forma simples, permite você acessar seus livros diretamente pela internet através do seu computador.
O serviço do site No Mundo e Nos Livros consiste em oferecer através do endereço e outros sites parceiros, informação sobre aprendizagem e compartilhamento sobre cultura, informação, educação, tecnologia, crescimento pessoal e profissional.
Site para ler e postar histórias e poesias originais.