quinta-feira, 9 de agosto de 2012

História dos Jogos Olímpicos

Inspirados na Grécia, os Jogos Olímpicos da Era Moderna



O Barão Pierre de Coubertin foi o responsável pelo resgate dos Jogos Olímpicos. Inspirado nos ideais dos gregos, ele acreditava que a educação física era um fator determinante na educação moral. O educador francês viu na realização da competição uma forma de propagar esta filosofia pelo mundo.

Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizados na cidade grega de Atenas, em 1896, resgataram o objetivo de incentivar o maior desenvolvimento possível das aptidões físicas e intelectuais do ser humano.

Competição entre os melhores atletas do mundo, confraternização entre os povos e, acima de tudo, a grande festa do esporte, os Jogos Olímpicos são um dos mais importantes eventos do planeta. Mobilizam populações de centenas de países e emocionam com vitórias, recordes e histórias de superação.

De quatro em quatro anos, uma cidade do mundo tem a honra de sediar os Jogos. Nela, competidores e torcedores se misturam e, durante pouco mais de duas semanas, ajudam a preservar e fortalecer o espírito olímpico.

Os primeiros registros oficiais da existência dos Jogos Olímpicos datam de 776 a.C. A vitória nos Jogos consagrava o atleta e proporcionava glória também à sua cidade de origem. A celebração durou até o ano de 394 d.C., quando, por questões religiosas, foi banida pelo imperador romano Teodósio.

Seu renascimento só aconteceu cerca de 1.500 anos depois, graças aos esforços de um pedagogo e esportista francês, o barão Pierre de Coubertin, que viu no esporte e nos ideais olímpicos gregos uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano. Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna ocorreram em Atenas, no ano de 1896. Na mesma época, Coubertin criou a concepção moderna do Olimpismo.

Em 1924, foram criados também os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados a cada quatro anos, no mesmo ano dos Jogos Olímpicos tradicionais. De 1994 para cá, passaram a acontecer de forma alternada. Outra importante inovação foi o surgimento dos Jogos Paralímpicos, em que competem atletas com necessidades especiais. Desde então, outras 12 edições do evento foram realizadas - a mais recente em Pequim 2008. Atualmente, há também os Jogos Paralímpicos de Inverno - a primeira edição do evento aconteceu em 1976, na Suécia.

Em 27 de julho de 2012, começam os Jogos Olímpicos de Londres. A 30° edição da competição ocorrerá pela terceira vez na capital inglesa. Em seguida, será a vez de o Brasil sediar o evento. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 serão os primeiros a serem celebrados na América do Sul e, desde já, mexem com o dia a dia do carioca e de todos os brasileiros.


Fonte:  Site do Comitê Olimpíco Brasileiro


Para saber mais inclusive sobre os Jogos Olímpicos de Londres :

Revista Nova escola

Site do Comitê Olimpíco Brasileiro

Portal Globo

Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário