domingo, 20 de maio de 2012

Segurança na Internet

Segurança Pessoal
 
Repasse as informações a seguir ao maior número de pessoas que conheça e colabore para a proteção de nossas crianças.
1.Não converse com estranhos. Diga para procurarem sua família e jamais forneça seu endereço.
2.Não aceite presentes, balas, chocolates ou doces de pessoas que você não conhece. Deixe claro que você não quer e se afaste deles.
3.Procure não andar sozinho. Arrume sempre companhia entre seus amigos e se sentir medo ligue para a polícia e explique seu problema.
4.Quando estiver esperando condução para ir para a escola ou para voltar para casa, evite os pontos de parada em locais escuros e sem movimento.
5.Não acredite em estranhos que dizem trazer recado de seus familiares, peça a uma pessoa amiga que confirme o que estão dizendo.
6.Se for seguido por estranhos na rua, entre na primeira casa habitada e peça socorro.
7.Quando alguém o atacar, tentando agarrá-lo(a), esperneie e grite bem alto muitas vezes, pedindo ajuda.
8.Se outras crianças o agredirem para roubar, não resista e entregue o que pedirem. Assim que puder, peça a ajuda da Polícia.
9.Não aceite caronas de motoristas desconhecidos e quando for chamado por algum deles, não lhe dê atenção e nunca se aproxime do veículo.
10.Quando estiver desacompanhado e alguém o incomodar, querendo por a mão em seu corpo, grite bastante para chamar a atenção de outras pessoas próximas.
11.Não atravesse as ruas correndo, faça-o na faixa de pedestres, preferindo os cruzamentos que tenham semáforos.
12.Se você não consegue guardar na memória o seu endereço ou o telefone de sua família, peça que os escrevam em um cartão e carregue-o sempre consigo.
13.Quando precisar de ajuda, não se acanhe em procurar um policial. Você vai receber apoio e orientação.

Dicas para as crianças e jovens na internet:

Lembre-se que na Internet você nunca pode ter certeza sobre com quem você está conversando. Infelizmente, muitas pessoas mentem e alguém que se diz ser uma criança pode na verdade ser um adulto perigoso.

1.Nunca divulgue informações sobre sua vida, sem perguntar primeiro para seus pais. Desconfie daqueles que querem saber muito sobre você, pois mesmo com poucas informações as pessoas podem descobrir onde você mora.
2.Se você receber e-mails suspeitos, arquivos ou fotos de alguém que você não conhece, remova-os para a lata de lixo.
4.Nunca distribua suas senhas para outros colegas.
5.Nunca faça nada que possa custar dinheiro à sua família, como por exemplo, compras online, a não ser que haja algum de seus pais ajudando você a fazer isto.
6.Fazer planos para encontrar seus amigos de Internet na vida real normalmente é uma idéia muito ruim.
7.Antes de você conversar com um desconhecido na Internet sobre algum problema que você está tendo, ou algo, que você está sentindo, tente antes falar com um parente compreensivo ou um amigo e deixe-os saberem o que você está sentindo. Eles são um recurso melhor, mais confiável que um estranho em uma sala de bate papo.
8.Evite entrar em salas de bate papo (chats) que parecem provocantes ou de muita discussão, e não deixa as pessoas online usarem o truque de fazer você pensar neles como amigos da vida real se você nunca os conheceu pessoalmente. E também não deixe as pessoas o envolverem em brigas online. Se você for procurar problemas na Internet, você achará isto, e coisas podem sair do controle rapidamente.
9.Tenha em mente as regras de segurança quando estiver on-line: seu comportamento e os sites da Web que você visita determinarão em grande parte sua segurança on-line. Sempre siga as regras de uso da Internet, esteja você em casa, na escola, na biblioteca ou em outros lugares. Elas existem para garantir que você possa se divertir de maneira segura na internet.

Fonte:http://mariano.delegadodepolicia.com/dicas-de-seguranca-pessoal-e-na-internet/

Links
-Crianças no Mundo Digital
Slides
http://www.slideshare.net/carlos_rds/crianas-no-mundo-digital-4364700

-Dicas de segurança na internet
Cartilha
http://cartilha.cert.br/download/cartilha-folheto-a4.pdf

-Movimento criança mais segura na internet
Orientações, Cartilhas (compras na net, uso de redes sociais, navegação segura)
http://www.criancamaissegura.com.br/

-Navegar com segurança na internet
Slides
http://www.slideshare.net/c.susaninha/navegar-com-segurana-na-internet

-Segurança Digital
Winkipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário