terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Inscrições para Funec superam expectativas

Mais de 5 mil inscritos deverão fazer provas no dia 3 de fevereiro

Foto:Elias Ramos
Foram oferecidas 1.860 vagas 
As inscrições para o processo seletivo da Funec (Fundação de Ensino de Contagem) superaram as expectativas da Prefeitura de Contagem e mostraram, mais uma vez, que os jovens da cidade querem estudar na instituição. A Funec, que acabou de reabrir 13 unidades, já sinaliza que é referência quando se fala em Educação no município. Foram inscritos 5.305 candidatos que concorrerão às 1.860 vagas oferecidas para o ensino médio regular e profissionalizante, com cursos técnicos de Farmácia, Química, Análises Clínicas e Informática. Os candidatos farão provas no dia 3 de fevereiro, de 9h às 12h.
Segundo o presidente da Funec, professor Ramon, o grande número de candidatos se deve a história e a qualidade da educação oferecida pela entidade. "A reabertura das unidades da Funec é uma conquista da população, sobretudo, dos jovens de Contagem. Por muitas vezes, a entidade esteve entre as melhores do estado, conforme ranking do Enem. O prefeito Carlin Moura sabe da importância e da necessidade de se investir na educação e na preparação de jovens para o mercado de trabalho", frisou.
A próxima etapa da seleção é a consulta e impressão do Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), que deverá ser feita pelo próprio candidato, a partir da próxima sexta-feira, dia 25 de janeiro, acessando o portal da prefeitura (www.contagem.mg.gov.br) e, em seguida, o link Concursos e Seleções.
Vagas
O decreto que possibilitou a reabertura da Funec foi assinado pelo prefeito de Contagem, Carlin Moura, durante solenidade de transmissão do cargo, no hall da prefeitura, no dia 1º de janeiro. Os candidatos farão testes de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 19 de fevereiro. Mais informações, acesse o Edital por meio do portal da Prefeitura de Contagem (www.contagem.mg.gov.br).
Cursos oferecidos
1.CENTEC (Tempo integral com cursos de: Farmácia 35 vagas, Química 35 vagas, Análises Clínicas 35 vagas).
2. FUNEC Riacho Curso Técnico (Informática 70 vagas).
3. FUNEC Industrial (175 vagas na E.M. Maria do Amparo). Manhã.
4. FUNEC Petrolândia (140 vagas na E.M. Isabel Nascimento). Noite.
5. FUNEC Nova Contagem (E.M. Ana Guedes, 175 vagas). Noite.
6. FUNEC Ressaca (Prédio do núcleo - 70 vagas no período da manhã. 70 vagas no período da tarde e 140 vagas no período noturno).
7. FUNEC Xangrilá (E.M. Benedito Batista, 105 vagas). Manhã.
8. FUNEC Novo Progresso (CAIC - Laguna, 105 vagas). Noite.
9. FUNEC Oitis (E.M. Albertina Alves, 90 vagas). Manhã.
10. FUNEC Cruzeiro do Sul (E.M. Pedro Pacheco, 105 vagas tarde e 105 noite).
11. FUNEC Alvorada (E.M. Eli Horta, 105 vagas). Noite.
12. FUNEC Amazonas (E.M. Machado de Assis, 90 vagas). Noite.
13. FUNEC Inconfidentes (E.M. Heitor Vila Lobos, 105 vagas manhã e 105 vagas, noite).

FONTE: FUNEC

A partir de 2015, aluno de ensino médio pode ter livro digital

A partir de 2015, o aluno do ensino médio da rede pública poderá acessar seu livro didático em um tablet ou computador e, ao clicar em uma gravura ou trecho da obra, será direcionado para um gráfico interativo ou um vídeo sobre o tema em estudo.
Essa possibilidade está prevista em edital lançado pelo Ministério da Educação (MEC) para compra de 80 milhões de livros para alunos do ensino médio.
É a primeira vez que o livro digital está previsto na compra de obras didáticas feita pela pasta. Isso não substituirá o livro impresso.
“Estamos comprando a obra multimídia. Ela é formada por um livro impresso e um livro digital, que reúne o mesmo conteúdo do impresso mais os objetos digitais integrados na mesma tela”, disse Rafael Torino, diretor de ações educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A editora que não tiver em seu catálogo a obra digital poderá inscrever apenas a versão impressa, além do PDF da obra didática.
A versão digital deve aumentar o valor da compra – em média, um livro do ensino médio tem um custo de R$ 8 para o governo federal.
Nesse edital também foi incluída pela primeira vez a previsão de compra de livros de arte. Outra novidade é a maior interação entre as diferentes disciplinas.
“O que está sendo pedido é que cada livro de uma determinada disciplina faça referências a outras disciplinas da mesma área de conhecimento e a outras áreas do conhecimento”, disse Torino.
O ministro da Educação Aloizio Mercadante defendeu o novo perfil do edital.
“É uma linguagem que vai, do nosso ponto de vista, estimular cada vez mais essa nova geração que está buscando os caminhos digitais para se comunicar”, afirmou durante seminário com o norte-americano Salman Khan.O educador ganhou destaque internacional com os milhões de acessos ao seu site de videoaulas gratuitas.
Mercadante disse que a pasta estuda reproduzir a experiência no ensino superior, gravando aulas e seminários nas universidades federais e disponibilizando na internet gratuitamente.
Fonte: Folha de São Paulo. Editado pelo CRB-6.

Em 72,5% das escolas brasileiras não há biblioteca

Ministro da Educação Aloizio Mercadante. Reprodução
O Brasil precisa construir 130 mil bibliotecas até 2020 para cumprir a Lei 12.244, que estabelece a existência de um acervo de pelo menos um livro por aluno em cada instituição de ensino do País, tanto de redes públicas como privadas. Hoje, na rede pública, apenas 27,5% das escolas têm biblioteca.
Para equipar todas as 113.269 escolas públicas sem biblioteca, seria necessária a construção de 34 unidades por dia, segundo um levantamento realizado pelo movimento Todos Pela Educação com base no Censo Escolar 2011. O estudo também faz uma comparação com números do Censo 2008 e mostra que, mesmo as escolas construídas nos três anos seguintes (foram 7.284 novas unidades) não contemplam o espaço: apenas 19,4% dessas novas instituições têm biblioteca.
Os Estados mais carentes são os das Regiões Norte e Nordeste, que tradicionalmente têm infraestrutura escolar precária, com escolas que chegam a funcionar em construções sem energia elétrica e saneamento básico. Na rede municipal do Maranhão, por exemplo, só 6% das escolas têm biblioteca.
O que destoa da lista, no entanto, é o aparecimento do Estado de São Paulo com um dos piores resultados do ranking, com 85% das unidades de sua rede pública (escolas estaduais e municipais) sem biblioteca. São 15.084 unidades sem o equipamento. Um enorme prejuízo, se considerado os resultados da edição 2012 da pesquisa Retratos do Brasil, que mostrou que, entre os 5 e 17 anos, as bibliotecas escolares estão à frente de qualquer outra forma de acesso ao livro (64%). “Isso mostra que só a legislação não é suficiente, porque tem lei que realmente não pega”, afirma Priscila Cruz, diretora do Todos pela Educação.
Reprodução
Quando se analisa o déficit por nível de ensino, vê-se, ainda, que as instituições de ensino infantil são as mais prejudicadas: enquanto 82% das escolas de ensino profissional e 52% das de ensino médio construídas após 2008 possuem biblioteca, apenas 10% das de ensino infantil têm o espaço.
Uma opção que é um contrassenso, argumentam os educadores, já que é na faixa etária dos 5 anos que a criança está descobrindo a língua escrita e tem de ser estimulada à descoberta e ao gosto pela leitura. No ensino médio, o estudante já teria acesso a outros ambientes de leitura.
Fonte: Agência Estado

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Funec abre inscrições para o processo seletivo


Foto: Ronaldo Leandro

Serão ofertadas 1.860 vagas para os ensinos médio e profissionalizante


Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). Os candidatos interessados devem acessar o edital para o processo seletivo na página principal do site da prefeitura, por meio do link Concursos e Seleções (Clique aqui). Serão abertas 1.860 vagas. Acessando esse link é também possível fazer a inscrição. O valor é de R$ 20,00 (vinte reais) e o boleto também está disponível no site. O prazo para inscrição é até 21 de janeiro de 2013.
Segundo a diretora educacional da Funec, Luzia Lima Moreira, os candidatos já inscritos para concorrer a uma vaga no ensino técnico, que queiram migrar essa opção para o ensino médio-regular, podem requerer a mudança. Basta acessar o site da prefeitura, preencher novamente a ficha de inscrição, alterar o curso e imprimir o novo boleto.
O candidato deverá fazer a solicitação de quitação da nova inscrição, pessoalmente, ou por meio de um representante. Deverá ainda apresentar o boleto de inscrição emitido para o curso médio-regular e o boleto pago para o curso de educação profissional técnica, de nível médio, na forma integrada. Esse processo deverá ser protocolado na recepção da Funec até o dia 21 de janeiro, às 16h30. Luzia Moreira informa ainda que os alunos não podem concorrer às duas vagas (ensino médio e o curso técnico). Os candidatos farão provas de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história, no dia 03 de fevereiro.
O alunos classificados para o ensino médio-regular devem observar o cronograma de chamada e encaminhamento, conforme consta no edital (retificado), no item 9.2.1.1, portando os seguintes documentos: cópia e original da Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF (caso possua), Histórico Escolar original e cópia ou declaração original emitida pela escola, em que o estudante concluiu o ensino fundamental (a declaração deverá estar dentro do prazo de validade, que é de 30 dias, contados a partir da data de emissão). Além disso, deverão levar duas fotos 3x4 e comprovante de endereço. Caso o aluno aprovado seja menor de idade, a matrícula só poderá ser feita pelo pai, mãe ou responsável.
O decreto 001/2013, para reabertura das unidades da Funec, foi assinado pelo prefeito de Contagem, Carlin Moura, durante solenidade de transmissão do cargo, no hall da Prefeitura de Contagem. Para o prefeito, a Funec é prioridade de gestão e serão reabertas as 19 unidades fechadas pela administração anterior, começando por 13 unidades nesta primeira etapa. "São 40 anos de história. Temos, hoje, 540 professores concursados que estão com desvio de função. Eles vão voltar para a sala de aula para formar a nossa juventude, capacitando-a como mão de obra qualificada para o mercado de trabalho", decretou o prefeito.
Cursos oferecidos
1.CENTEC (Tempo integral com cursos de: Farmácia 35 vagas, Química 35 vagas, Análises Clínicas 35 vagas).
2. FUNEC Riacho Curso Técnico (Informática 70 vagas) e médio.
3. FUNEC Industrial (175 vagas na E.M. Maria do Amparo). Manhã.
4. FUNEC Petrolândia (140 vagas na E.M. Isabel Nascimento). Noite.
5. FUNEC Nova Contagem (E.M. Ana Guedes, 175 vagas). Noite.
6. FUNEC Ressaca (Prédio do núcleo - 70 vagas no período da manhã. 70 vagas no período da tarde e 140 vagas no período noturno).
7. FUNEC Xangrilá (E.M. Benedito Batista, 105 vagas). Manhã.
8. FUNEC Novo Progresso (CAIC - Laguna, 105 vagas). Noite.
9. FUNEC Oitis (E.M. Albertina Alves, 90 vagas). Manhã.
10. FUNEC Cruzeiro do Sul (E.M. Pedro Pacheco, 105 vagas tarde e 105 noite).
11. FUNEC Alvorada (E.M. Eli Horta, 105 vagas). Noite.
12. FUNEC Amazonas (E.M. Machado de Assis, 90 vagas). Noite.
13. FUNEC Inconfidentes (E.M. Heitor Vila Lobos, 105 vagas manhã e 105 vagas, noite).

FONTE: Prefeitura de Contagem