quarta-feira, 30 de maio de 2012

Turma da Mônica ajuda pais a acompanhar a educação dos filhos


Capa de gibi especial de Chico Bento sobre educação
Capa de gibi especial de Chico Bento sobre educação


Em uma revistinha especial, os pais de Chico Bento conversam sobre a época em que estavam na escola.

Eles esperam que o menino possa ter uma educação melhor do que a deles. Mas Chico Bento chega em casa com uma cara triste... seu boletim está cheio de notas baixas e ele não passou de ano.

O que fazer para ajudar o Chico Bento?

Por meio de uma conversa com Dona Marocas, professora de Chico, os pais do personagem aprendem sobre a importância de participar da vida escolar do filho. Vêem também que é importante prestar atenção nos programas direcionados à educação apresentados pelos políticos.

A cartilha em forma de história em quadrinhos tem o objetivo de contribuir com ideias simples e práticas para a melhoria da Educação.

A publicação do Chico Bento é a mais recente e faz parte de uma série, disponibilizada gratuitamente para download no site do movimento Educar para Crescer.

Essa é uma iniciativa da Editora Abril, que tem apoio do Ministério da Educação.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1097511-turma-da-monica-ajuda-pais-a-acompanhar-a-educacao-dos-filhos.shtml

Relação entre pais e escola pode afetar desempenho de alunos

*Da Agência USP de Notícias

As dificuldades na aprendizagem de ler e escrever de crianças podem ser originadas por diversas razões, como por exemplo na relação entre pais dos estudantes e a escola. Na FE (Faculdade de Educação) da USP (Universidade de São Paulo), uma pesquisa analisou a relação entre os pais e a escola de alunos com problemas no letramento e percebeu a necessidade de haver um profissional nas unidades de ensino que trabalhe as relações entre os estudantes, a escola e os familiares.

Para a psicanalista Mariana de Campos Pereira Giorgion, que realizou o estudo, existe, no universo do ensino público um imaginário de que os pais não têm condições de apoiar a educação escolar dos filhos. Esta impressão faz com que se crie uma dinâmica entre familiares e a instituição de ensino que não é saudável para a aprendizagem.

A pesquisa estudou o campo relacional de pais de três alunos que apresentaram dificuldades de letramento numa escola estadual na cidade de São Paulo. O acompanhamento das crianças foi feito pelo Grupo de Oralidade e Escrita da FE, entre 2008 e 2010. “A coordenação da escola vê os pais como ausentes e distantes no aprendizado dos filhos”, afirma a pesquisadora. Do outro lado, os familiares também sentem dificuldades de se aproximar do contexto escolar. Entretanto, o fato de a escola não conhecer o histórico escolar ou familiar dos alunos pode prejudicar o letramento. O estudo O contexto do não texto: campos relacionais de pais e escola é a dissertação de mestrado de Mariana e foi orientado pelo professor Claudemir Belintane.

A baixa frequência dos alunos em aulas é um dos principais causadores das dificuldades na aprendizagem de ler e escrever. Como as crianças analisadas têm entre seis e sete anos, a decisão de não ir à aula não é apenas delas: esse problema está intimamente ligado à relação com os pais. É possível, assim, notar um ciclo problemático em que a relação entre os pais e os filhos afeta o desempenho escolar. “A instituição de ensino, por sua vez, não investiga essa relação por conta de uma visão estereotipada que tem dos familiares de seus estudantes”, afirma a psicanalista.

Entrevistas

As histórias familiares das três crianças analisadas no estudo são muito diferentes entre si, o que demonstra que os problemas escolares não vêm de um fator comum. As escolas acreditam que os pais não se preocupam com o aprendizado dos filhos, mas isso não é o que foi verificado na pesquisa. As crianças reproduziram sintomas das relações familiares no âmbito escolar, e isso se apresentou como deficiências no letramento.

Uma das mães entrevistadas contou que a filha sempre foi muito dispersa, chegando a ser alheia a quase tudo que estava a sua volta. Na escola acontecia a mesma coisa: não prestando atenção e não se empenhando no letramento, a criança demonstrou dificuldades. Essa característica parece ser espelhada no próprio alheamento da mãe à filha, pois ela passava por grandes jornadas de trabalho e tinha outros filhos para cuidar. Esta que apresenta problema é a mais nova e, na verdade, tê-la teria sido um desejo apenas do pai.

O pai do segundo aluno analisado, como conta a mãe, era um traficante. Assim, o filho foi criado num contexto de criminalidade e violência. A mãe procurou colocá-lo nesta escola para tirá-lo daquela realidade, mas o filho reproduziu o contexto violento de sua vida nos estudos, se tornando uma criança que causava muitos problemas na instituição. As queixas de dificuldade de letramento apresentadas pela escola, dessa maneira, vinham como um grande empecilho na visão daquela mãe. “Ela sentia que estavam querendo tirar a ótima oportunidade de vida que o filho estava tendo”, conta Mariana sobre o relato.

A família do último aluno mostra um problema completamente contrário a ausência relatada pela coordenação da escola. Os pais do aluno, tão preocupados com a sua aprendizagem, colocam uma pressão enorme no filho. Quando este apresenta dificuldades, a decepção dos pais e a vontade de que ele melhore é tão grande que chegam a castiga-lo pelos erros. O resultado é o abafamento da capacidade criativa da criança, causando cada vez mais problemas no letramento.


Fonte*:http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/05/30/relacao-entre-pais-e-escola-pode-afetar-desempenho-de-alunos.htm

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Jornal do Caic

 
SE LIGUE...
Participe você também do processo de escolha do nome do nosso Jornal Escolar.
Na da página  do Jornal do Caic você encontrará uma enquete com três opções de nomes sugeridos pelos alunos sobre a orientação das supervisoras de cada turno. Estas orientaram seus professores a realizarem a atividade de sugestão de nome em sala de aula, onde, por cada turma, foi eleito um nome e encaminhado à comissão do Jornal.
 
Fonte: http://jornalcaiclaguna.blogspot.com.br/

terça-feira, 22 de maio de 2012

Bienal do Livro de Minas Gerais


A Bienal do Livro de Minas é um grande encontro da literatura brasileira. Na Bienal, os leitores terão a chance de se aproximar dos seus autores favoritos, folhear livros, viajar por lugares desconhecidos e imaginários, participar de atividades que têm o livro como astro principal. Durante dez dias, o Expominas é o ponto central da cultura, da literatura e da educação.
Nos espaços reservados aos eventos paralelos, você terá a oportunidade de acompanhar debates e bate-papos com personalidades culturais, e ter atividades infantis e a promoção da leitura para crianças e jovens.
Com uma programação atraente e diversificada, a Bienal do Livro de Minas é diversão para toda a família!

Local: Expominas
Endereço
Avenida Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira - Belo Horizonte, MG
Para mais informações sobre Belo Horizonte.

Atenção!
Professores, profissionais do livro e bibliotecários são convidados da Bienal Minas. Cadastre-se e garanta sua entrada gratuita!

Fonte: http://www.bienaldolivrominas.com.br/

domingo, 20 de maio de 2012

Segurança na Internet

Segurança Pessoal
 
Repasse as informações a seguir ao maior número de pessoas que conheça e colabore para a proteção de nossas crianças.
1.Não converse com estranhos. Diga para procurarem sua família e jamais forneça seu endereço.
2.Não aceite presentes, balas, chocolates ou doces de pessoas que você não conhece. Deixe claro que você não quer e se afaste deles.
3.Procure não andar sozinho. Arrume sempre companhia entre seus amigos e se sentir medo ligue para a polícia e explique seu problema.
4.Quando estiver esperando condução para ir para a escola ou para voltar para casa, evite os pontos de parada em locais escuros e sem movimento.
5.Não acredite em estranhos que dizem trazer recado de seus familiares, peça a uma pessoa amiga que confirme o que estão dizendo.
6.Se for seguido por estranhos na rua, entre na primeira casa habitada e peça socorro.
7.Quando alguém o atacar, tentando agarrá-lo(a), esperneie e grite bem alto muitas vezes, pedindo ajuda.
8.Se outras crianças o agredirem para roubar, não resista e entregue o que pedirem. Assim que puder, peça a ajuda da Polícia.
9.Não aceite caronas de motoristas desconhecidos e quando for chamado por algum deles, não lhe dê atenção e nunca se aproxime do veículo.
10.Quando estiver desacompanhado e alguém o incomodar, querendo por a mão em seu corpo, grite bastante para chamar a atenção de outras pessoas próximas.
11.Não atravesse as ruas correndo, faça-o na faixa de pedestres, preferindo os cruzamentos que tenham semáforos.
12.Se você não consegue guardar na memória o seu endereço ou o telefone de sua família, peça que os escrevam em um cartão e carregue-o sempre consigo.
13.Quando precisar de ajuda, não se acanhe em procurar um policial. Você vai receber apoio e orientação.

Dicas para as crianças e jovens na internet:

Lembre-se que na Internet você nunca pode ter certeza sobre com quem você está conversando. Infelizmente, muitas pessoas mentem e alguém que se diz ser uma criança pode na verdade ser um adulto perigoso.

1.Nunca divulgue informações sobre sua vida, sem perguntar primeiro para seus pais. Desconfie daqueles que querem saber muito sobre você, pois mesmo com poucas informações as pessoas podem descobrir onde você mora.
2.Se você receber e-mails suspeitos, arquivos ou fotos de alguém que você não conhece, remova-os para a lata de lixo.
4.Nunca distribua suas senhas para outros colegas.
5.Nunca faça nada que possa custar dinheiro à sua família, como por exemplo, compras online, a não ser que haja algum de seus pais ajudando você a fazer isto.
6.Fazer planos para encontrar seus amigos de Internet na vida real normalmente é uma idéia muito ruim.
7.Antes de você conversar com um desconhecido na Internet sobre algum problema que você está tendo, ou algo, que você está sentindo, tente antes falar com um parente compreensivo ou um amigo e deixe-os saberem o que você está sentindo. Eles são um recurso melhor, mais confiável que um estranho em uma sala de bate papo.
8.Evite entrar em salas de bate papo (chats) que parecem provocantes ou de muita discussão, e não deixa as pessoas online usarem o truque de fazer você pensar neles como amigos da vida real se você nunca os conheceu pessoalmente. E também não deixe as pessoas o envolverem em brigas online. Se você for procurar problemas na Internet, você achará isto, e coisas podem sair do controle rapidamente.
9.Tenha em mente as regras de segurança quando estiver on-line: seu comportamento e os sites da Web que você visita determinarão em grande parte sua segurança on-line. Sempre siga as regras de uso da Internet, esteja você em casa, na escola, na biblioteca ou em outros lugares. Elas existem para garantir que você possa se divertir de maneira segura na internet.

Fonte:http://mariano.delegadodepolicia.com/dicas-de-seguranca-pessoal-e-na-internet/

Links
-Crianças no Mundo Digital
Slides
http://www.slideshare.net/carlos_rds/crianas-no-mundo-digital-4364700

-Dicas de segurança na internet
Cartilha
http://cartilha.cert.br/download/cartilha-folheto-a4.pdf

-Movimento criança mais segura na internet
Orientações, Cartilhas (compras na net, uso de redes sociais, navegação segura)
http://www.criancamaissegura.com.br/

-Navegar com segurança na internet
Slides
http://www.slideshare.net/c.susaninha/navegar-com-segurana-na-internet

-Segurança Digital
Winkipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_digital

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Visa e Marvel criam gibi sobre educação financeira

Publicação usa personagens de Os Vingadores para ensinar conceitos básicos sobre como lidar com o dinheiro

Exame para crianças *| 16/05/2012 
Gibi sobre educação financeira feito pela Visa e pela Marvel com "Os Vingadores"

Rio de Janeiro - A Visa criou o gibi "Vingadores: Salvando o Dia", em parceria com a Marvel Comics, para ensinar conceitos básicos de finanças pessoais às crianças. A revista possui 16 páginas e traz em seu enredo os personagens de Os Vingadores, que aprendem sobre finanças pessoais enquanto lutam contra o vilão Toupeira durante uma tentativa de assalto.

O objetivo é ajudar os pais e professores a transmitirem de forma criativa os conceitos fundamentais da gestão de dinheiro às crianças.
O material é acompanhado por um Guia do Professor que utiliza os personagens da Marvel para introduzir conceitos financeiros básicos, como orçamento, poupança e termos específicos. A publicação está disponível gratuitamente, tanto na versão impressa como na online.

Fonte*: Exame
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/visa-e-marvel-criam-gibi-sobre-educacao-financeira

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945)

Conflito matou milhões de pessoas

Ana Paula Corti*
Divulgação/DeutscheWelle
Oficial saúda soldados nazistas
A Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945, possibilitou o desenvolvimento pleno de tendências sociais latentes no mundo, após a Primeira Guerra Mundial. Envolveu interesses econômicos, mas foi marcada também pela defesa de interesses ideológicos que punham em disputa várias visões sobre a política, o homem e a sociedade.

O mundo estava tomado pelas doutrinas do fascismo, na Itália, do nazismo e do anti-semitismo na Alemanha e do comunismo na União Soviética. A guerra refletiu a disputa econômica e política dos grandes países industrializados, mas também um confronto em torno do melhor modelo ideológico capaz de orientar, naquele momento histórico, o desenvolvimento da humanidade. Em campos diferentes se defrontavam três sistemas políto-econômicos: as democracias liberais capitalistas, os nazi-fascistas e os comunistas.

No âmbito das relações exteriores o mundo apresentava um equilíbrio precário, desde o fim da Primeira Guerra, em 1918. Este foi testado ao extremo diante da política expansionista alemã liderada por Hitler, ao mesmo tempo em que se consolidava o regime comunista na União Soviética. Em 1938, a Alemanha ocupou a Áustria e, posteriormente, a região de Sudetos na Tchecoslováquia, deixando claro que os planos militares de Hitler não se limitavam aos territórios de língua alemã. O nazismo, que até então era visto como uma possível defesa contra o comunismo pelas democracias liberais, começava a revelar-se uma faca de dois gumes.

Conferência de Munique

Diante dessa ofensiva, os chefes de Estado da Inglaterra, da França, da Itália e da Alemanha reuniram-se na cidade de Munique (Conferência de Munique). O resultado dessa negociação foi o reconhecimento do direito alemão de anexar a região dos Sudetos, cuja população tinha origem germânica em sua maioria. Assim, o nazismo parecia estar com o caminho aberto para seus objetivos expansionistas e nacionalistas.

Há historiadores que analisam a Conferência de Munique como uma forma de a França e a Inglaterra "empurrarem" a Alemanha contra a União Soviética, já que a reunião legitimou a invasão alemã de um território que dava passagem à Rússia. Ao perceber a complacência francesa e inglesa, Hitler ganhou mais confiança. Ao mesmo tempo, assinou um pacto de não-agressão com o ditador russo Josef Stálin. Em setembro de 1939, tropas alemãs invadiram a Polônia, dando início à guerra que, até seu final, em 1945, mataria cerca de 40 milhões de pessoas.

As idéias racistas e de superioridade germânica difundidas pelo nazismo desde 1933, quando Hitler subiu ao poder, foram o fermento ideológico que uniu fortemente o povo alemão em torno dessa verdadeira cruzada, empreendida em nome da construção de um império ariano.

Ações de extermínio

A Polônia foi o exemplo mais trágico dos objetivos e das disposições da política nazista. Cerca de 5,8 milhões de poloneses foram exterminados pelos alemães, e destes apenas 123 mil eram militares. Ou seja, o alvo dos alemães eram principalmente os civis judeus, que formavam parte significativa da população polonesa. Assim, desde a invasão da Polônia de 1939, ficou claro que, para a Alemanha, essa seria uma guerra de extermínio dos povos que o nazismo considerava inferiores ou indesejáveis: além dos judeus, os eslavos e ciganos, sem falar em homossexuais e nos deficientes físicos e mentais.

Para eles, foram criados campos de concentração, como Treblinka, Auschwitz, Birkenau e Sobibor, onde os "indesejáveis" eram exterminados em ritmo industrial. Havia, inclusive, a preocupação das autoridades alemãs em criar métodos mais eficientes e baratos de matar um maior número de pessoas no menor tempo possível. Vale lembrar também que o dinheiro e os bens dessas pessoas - em especial dos judeus - eram expropriados pelos nazistas, que tentaram lucrar inclusive com os cadáveres, fabricando sabão com gordura humana e botões com ossos.

A guerra na Europa

Depois da rápida vitória sobre a Polônia, as tropas alemãs não pararam mais. Atacaram primeiramente a França, que também sucumbiu em poucos dias, e depois a Inglaterra, que resistiu heroicamente e enfrentaria os alemães e seus aliados, italianos e japoneses, até o fim da guerra, na Europa, no norte da África e no Oriente. O primeiro-ministro britânico Winston Churchill foi o primeiro estadista ocidental a perceber a ameaça nazista e a ela se opor tenazmente, malgrado, Hitler, a princípio, manifestasse interesse num armistício com os ingleses.

Em meados de 1941, rompendo o acordo com Stálin, Hitler decidiu atacar a União Soviética. Contrariando as estratégias de seus generais, que queriam primeiro tomar Moscou, fez questão de invadir Leningrado, símbolo da Revolução Russa de 1917. No entanto, Leningrado resistiu bravamente, embora a cidade tenha ficado sem luz e sem suprimentos, sob um cerco que durou 900 dias.

Os russos, porém, não se rendiam e contaram com a aliança com seu inverno austero, ao qual os alemães não estavam acostumados. Ainda assim, as tropas nazistas chegaram a 30 quilômetros de Moscou, decididos a tomar a cidade. Foi quando se deu a virada no chamado front oriental europeu. O general Zukhov, comandante do exército vermelho, conevenceu Stálin a trazer para a Europa as tropas russas estacionadas na Ásia, o extremo oriente da União Soviética, por temor a uma invasão japonesa. Esses reforços tiveram um papel decisivo na contenção dos nazistas.

Fonte*: Uol Educação
http://educacao.uol.com.br/historia/segunda-guerra-mundial-1-conflito-matou-milhoes-de-pessoas.jhtm

Para Saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial

Curiosidades
-Brasil Escola: Brasil na Segunda Guerra
http://www.brasilescola.com/historiab/brasil-segunda-guerra.htm

-Guia do estudante Abril: Hiroshima
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/hiroshima-abominavel-mundo-novo-636215.shtml

-Mundo Estranho: Invenções da Guerra que usamos em casa
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/que-invencoes-de-guerra-a-gente-usa-hoje-em-casa

História
-Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/historiag/segunda-guerra-mundial.htm

- História do Mundo
http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/segunda-guerra-mundial.htm

-Veja
http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/index_flash.html

-Winkipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial

Vídeos
-National Geographic
http://www.natgeo.com.br/br/especiais/redescobrindo-a-segunda-guerra

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

Por Cristiana Gomes

O final do século XIX e a 1ª década do século XX na Europa, foram marcados por um clima de confiança e otimismo. Os homens da época tinham a sensação de que a Europa teria o domínio definitivo sobre todos os continentes. Porém, por trás dessa aparência de tranqüilidade estavam presentes graves problemas econômicos.

O mundo encontrava-se dividido e submisso às grandes potências européias e aos Estados Unidos. Não existiam mais territórios sem dono e as grandes potências brigavam entre si na tentativa de expandir suas áreas de dominação econômica e política.

A Revolução Industrial trouxe transformações importantes para a economia capitalista: surgiram as máquinas elétricas e os motores a combustão.

As indústrias mais importantes extraiam petróleo, fabricavam aço, máquinas e navios.
A competição capitalista estimulou o crescimento de algumas empresas; porém, levou ao fracasso muitas outras. Empresas mais fracas foram compradas ou faliram, enquanto que as grandes ficaram maiores ainda.

Os chamados monopólios (grandes empresas) passaram a controlar os grandes setores da economia. Tais empresas queriam crescer e enriquecer cada vez mais. Desejavam matérias-primas (minério, algodão, cacau), mão-de-obra barata (para trabalhar nas minas com salários reduzidos e lucros para os patrões) e mercados consumidores.

Para conseguir tudo isso as empresas (monopólios) precisavam investir capital em outros lugares do mundo e criar impérios econômicos (principalmente em países de economia mais frágil) e tudo isso com a ajuda de seus respectivos governos.
Economistas alemães e ingleses do início do século XX chamaram essa nova fase do capitalismo mundial de Imperialismo.

Esse choque de imperialismos acabou deflagrando a Primeira Grande Guerra.
O Imperialismo estava ligado a dois fenômenos:
- Investimento de capital no estrangeiro
- Domínio econômico de um país sobre o outro

Os países imperialistas colonizaram vastas regiões na África e na Ásia e justificaram as suas ações baseadas no racismo (“raça branca merece dominar as demais”), etnocentrismo (“brancos civilizados levam progresso aos povos primitivos”), darwinismo (“nações mais fortes sobrevivem e mais fracas, não”).

No começo do século XX, a indústria alemã estava ultrapassando a inglesa. Tanto alemães quanto ingleses não queriam competir no mercado e para acabar de vez com a concorrência, seus governos decidiram que uma guerra seria muito bem-vinda.
Porém, era preciso convencer o povo de que não havia outra saída. Para tal “serviço de convencimento”, a imprensa foi fundamental, e cada país usava os jornais para tentar destruir moralmente o outro.

Em 1871, a Alemanha se tornou um país unificado, essa unificação se completou depois que os alemães derrotaram a França na Guerra Franco-Prussiana. Como conseqüência, a França foi obrigada a entregar a região de Alsácia-Lorena, fato que levou os franceses a quererem vingança.
A Europa estava a um passo da guerra e os países disputavam novas colônias. A situação se agravou ainda mais quando o arquiduque Francisco Ferdinando (herdeiro do trono austríaco) visitou Sarajevo. A população de Sarajevo odiava os austríacos e o filho do imperador austríaco resolveu desfilar de carro aberto pela cidade.

Francisco Ferdinando foi assassinado e esse fato é considerado a causa imediata da Primeira Guerra.
Porém, vários outros fatores também contribuíram para o advento da guerra.

- A construção da estrada de ferro Berlin-Bagdá: sua construção colocaria à disposição da Alemanha os lençóis petrolíferos do Golfo Pérsico e os mercados orientais, além de ameaçar as rotas de comunicação entre a Inglaterra e seu Império.
- Pan-Eslavismo Russo (união de todos os povos eslavos sob a proteção da Rússia): o Pan-Eslavismo servia de justificativa para os interesses imperialistas da Rússia de dominar regiões da Europa Oriental habitadas por outros povos eslavos (poloneses, ucranianos, tchecos, eslovacos, sérvios, búlgaros, croatas…)
- Nacionalismo da Sérvia
- Conflitos originários da decadência do Império Turco
- A Alemanha e a Itália eram imperialistas, queriam e precisavam de colônias, para isso precisariam tomar as colônias de outros países, já que não havia mais quase locais para serem dominados
- Crises no Marrocos: alemães, ingleses e franceses disputavam essa área
- Primeira e segunda Guerra Balcânica

Das rivalidades entre essas várias potências, surgiram dois sistemas de alianças. O que unia esses dois blocos era a existência de inimigos comuns:
- Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia)
- Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro – Húngaro e Itália)

A primeira guerra dividiu-se em 3 fases:
- Guerra de movimento: momentos iniciais do conflito. O jogo de Alianças e as hostilidades arrastaram vários países para o conflito
- Guerra de Trincheiras: consistia na construção de trincheiras pelos alemães em solo francês. Nesse momento foram introduzidas novas armas como as metralhadoras e os tanques.
- Ofensivas

Em 1915, Japão e Itália entraram na guerra, porém, o primeiro se retirou do conflito após tomar os territórios alemães na China e algumas colônias.
Em 1916, houve duas grandes batalhas envolvendo Franceses, Ingleses e Alemães:
Batalha de Somme (1 milhão de 100 mil mortos) e a Batalha de Verdun (600 mil mortos).

Os EUA vendiam alimentos, combustível, produtos industriais e máquinas para a França e a Inglaterra. Tudo pelo sistema de crediário (“compre agora e pague depois da guerra”).
Com o passar do tempo, a situação ficava pior (destruição, fome, miséria e matanças) e os EUA começaram a temer que a França e a Inglaterra não pagassem pelas mercadorias compradas dos americanos (os dois países deviam aos americanos quase 2 bilhões de dólares).
Com essa mentalidade, os americanos começaram a fazer uma forte campanha a favor da entrada do país na guerra.

Em março de 1917, os alemães afundaram alguns navios americanos que iam comerciar com a Inglaterra e no dia 6 de abril o Congresso americano votava favoravelmente a declaração de guerra à Alemanha.

Em 1917, várias propostas de paz foram lançadas por países e entidades neutras. O presidente dos EUA (Woodrow Wilson), em 1918, levou essas idéias ao Congresso no chamado “Programa dos 14 Pontos”.

Em março do 1918 (após a revolução socialista) o governo russo assinava a paz com a Alemanha e se retirava da guerra. Bulgária, o Império Turco e o Império Austro- Húngaro também seguiam o exemplo russo e se retiraram do conflito.

Enquanto os países se retiravam aos poucos do conflito, o povo alemão se rebelava contra a guerra.
Em 1918, a Alemanha foi transformada em República e o novo governo aceitou o armistício dando por encerrado o conflito.

Em 1919, iniciou-se a Conferência de Paris (no Palácio de Versalhes), onde seriam tomadas as decisões diplomáticas do pós-guerra. Os 27 países “vencedores” participaram da conferência.

O Tratado de Versalhes colocou de lado o “Programa dos 14 Pontos” e os “vencedores” impuseram duras penalidades à Alemanha:
- A Alemanha perdeu suas colônias
- Ficou proibida de ter forças armadas
- Foi considerada culpada pela guerra
- Teve que pagar uma indenização aos “vencedores”

Com tudo isso, a Alemanha perdeu muito dinheiro e mergulhou na maior crise econômica de sua história.
Na Alemanha, não havia mais imperador, agora o país era uma república democrática e esse período foi chamado de “República de Weimar” que durou até 1933, quando os nazistas tomaram o poder impondo um regime ditatorial.
Até então, essa foi a pior guerra que o mundo conhecera, foram 9 milhões de mortos e além deles, 6 milhões de soldados voltaram mutilados.

Além dessas, a guerra também trouxe outras sérias conseqüências.
- Famílias destruídas e crianças órfãs
- Os EUA tornaram-se o país mais rico do mundo
- O império Austro-Húngaro se fragmentou
- Surgimento de alguns países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros
- O império turco após 200 anos de decadência se dividiu
- Em 1919, foi criada a Liga das Nações (sediada na Suíça); porém, pouco tempo depois ela fracassou
- O desemprego aumentou na Europa

Quatro anos após a Guerra, a Europa já não era mais a mesma. Dentre as principais mudanças estão:
- presidentes no lugar de príncipes, automóveis circulando pelas ruas, submarinos nos mares e aviões nos céus
- O cinema e o rádio também começaram a se expandir
- As mulheres tomaram consciência dos seus direitos e tornaram-se mais livres
Tudo isso caracterizava uma nova fase mundial, era o início de um novo século.


Fonte:Info Escola
http://www.infoescola.com/historia/primeira-guerra-mundial/
  

Para Saber mais sobre a Primeira Guerra:


Curiosidades
- Blog cheio de História
-Terra
http://www.terra.com.br/curiosidades/objetos/objetos_02.htm

Máquinas
Armas
- Guia do Estudante
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/armas-primeira-guerra-laboratorio-morte-435601.shtml
- Uninter
http://primeira-guerra.info/mos/view/Armas_usadas_na_1%C2%B0_Guerra_Mundial/

Aviões, Navios, Tanques e Submarinos
-Slides de aula: Colégio Arte Livre 
http://www.slideshare.net/rafonhastz/1-guerra-mundial-9981345
Navios
-Slides de aula: Colégio Arte Livre
http://www.slideshare.net/rafonhastz/1-guerra-mundial-9981204

História
-Brasil escola
http://www.brasilescola.com/historiag/primeira-guerra.htm

-História digital
http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-contemporanea/primeira-guerra-mundial/

-Uol Educação
http://educacao.uol.com.br/historia/1-guerra-mundial-1-atentado-contra-arquiduque-deu-inicio-ao-conflito.jhtm

-Veja
http://veja.abril.com.br/historia/primeira-grande-guerra-mundial/1914-agosto-comeca-guerra/batalhas-belgica-liege-zeppelin-alemanha.shtml

-Winkipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial